Blog

Dicas, novidades, notícias e muito mais, sobre Ortopedia e Traumatologia.

Luxação no joelho: O que é e como tratar?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que alguém teve uma luxação no joelho. Esse problema é bastante comum e é um dos problemas mais graves que podem ocorrer na articulação, entretanto com a popularização da prática de atividades físicas e pelo aumento na tecnologia para tratamento, esse problema tem um taxa de recuperação alta.
Mas você sabe o que é, como identificar e como tratar a luxação no joelho? A COT separou pra você um artigo sobre esse problema, vamos lá?

O que é luxação no joelho?

A luxação é uma das lesões mais graves na articulação dos joelhos, essa lesão é descrita como rara ou incomum. Os ossos do joelhos são mantidos por fortes faixas de tecido que são chamados ligamentos, cada um desses ligamentos é responsável por garantir a resistência do joelho em determinada posição.
Para acontecer uma luxação no joelho esses ligamentos precisam rasgar e serem danificados, quando ocorre um deslocamento parcial é chamado de subluxação.

Tipos de luxação no joelho:

Em geral, luxações no joelho são mais comuns em pacientes jovens e do sexo masculino e são classificados como traumas de alta energia. O diagnostico geralmente é feito a partir do histórico de lesões do paciente, além de exames radiológicos realizado pelo médico especialista.

Existem quatro tipo de luxação no joelho, veja:

Lesão no ligamento media: Essa lesão é comum em jogadores de futebol, causa sintomas de dor na região do joelho. Na maioria das vezes o tratamento é realizado por imobilização e fisioterapia.
Lesão no ligamento cruzado anterior: Esse ligamento fica entre a tíbia e o fêmur, podendo lesionar após uma torção do joelho com o pé fixo no chão. Após a lesão a estrutura do joelho pode ficar instável, o tratamento é através de fisioterapia e em alguns casos há a necessidade de cirurgia.
Lesões no menisco: Essas lesões ocorrem bastante por traumas rotacionais, malformações das estruturas dos meniscos ou por processos degenerativos das articulações.
Tendinite: Essa lesão consiste na inflamação dos tendões dos joelhos.

Como tratar a luxação no joelho:

O acompanhamento de um médico especialista é indispensável nesse momento, se você sentir algum dos sintomas dos tipos de lesões procure um ortopedista.
A luxação no joelho geralmente é tratada com fisioterapia e imobilização da estrutura danificada. Entretanto em casos mais graves onde a estrutura rompe completamente, existe a necessidade de realizar uma cirurgia.
Está com algum dos sintomas da lesão no menisco? Marque uma consulta com um ortopedista no nosso site.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Agende sua consulta é simples e fácil