Blog

Dicas, novidades, notícias e muito mais, sobre Ortopedia e Traumatologia.

Procedimentos guiados por Ultrassom: Saiba como funciona

A tecnologia vem trazendo cada vez mais facilidades ao nosso dia a dia. No campo da medicina, os procedimentos guiados por ultrassom garantem que algumas intervenções possam ser realizadas com o mínimo de invasão do corpo humano.

Criado ainda na Primeira Guerra Mundial para detectar objetos no fundo do mar, o ultrassom só chegou na medicina na década de 1940, quando revolucionou os procedimentos de diagnóstico — mesmo com o paciente precisando ficar submerso em uma banheira e a qualidade das imagens ser baixíssima.

Nos dias atuais, a qualidade das imagens atingiu níveis de extrema qualidade, e permitem que os procedimentos guiados por ultrassom atingissem um novo patamar. Quer saber mais? Confira o artigo que preparamos sobre o tema!

O que é o ultrassom

Para entender como funciona, o aparelho de ultrassom usa energia elétrica e a transforma em energia acústica, que é posteriormente convertida em imagem por meio do transdutor. Para isso, os ecos refletidos dentro do corpo são transformados em sinais e que são decodificados eletronicamente, tornando-se na imagem vista no monitor.

Sua principal vantagem é que ele pode dar um diagnóstico por imagem de forma rápida, precisa e segura. Como não emite radiação, ele não possui contraindicação e não requer proteção especial, como ocorre com o Raio-X, e desta forma torna-se seguro para ser aplicado em gestantes e crianças.

Além disso, ele é portátil, o que permite sua mobilidade, podendo ser transportado para outras salas quando necessário. Por tais motivos, ele vem ganhando espaço em tratamentos guiados por ultrassom, ao agregar informações importantes aos médicos.  

Procedimentos guiados por ultrassom

Dentro da medicina intervencionista, o ultrassom vem servindo também para guiar os médicos em procedimentos minimamente invasivos. Por meio das imagens, é possível ter maior precisão do local onde é necessário realizar intervenções, como por exemplo saber o exato local onde é necessário inserir uma agulha.

Entre os procedimentos que podem ser guiados por ultrassom estão bloqueios de nervos periféricos, infiltrações de articulações, hidrodissecção, radiofrequência de nervos periféricos, e a radiofrequência resfriada de joelho, entre vários outros.

Um exemplo do uso do ultrassom como guia de procedimentos está no PRP (injeção de plasma rico em plaquetas) no joelho. Com o uso do equipamento, o médico especialista passa a contar com maior precisão no momento da injeção com o biomaterial, visualizando o local, planejando onde irá inserir a agulha, marcando o ponto, puncionando e avançando a agulha até o local exato da aplicação — tudo acompanhado em tempo real via ultrassom.

O ultrassom também substitui técnicas tradicionais, como as guiadas por fluoroscopia, onde o médico intervencionista da dor se baseia em referências anatômicas e na difusão do contraste para determinar o local exato da agulha introdutória. Lembrando ainda que tais práticas expunham o paciente e médico à radiação.

Inovação na COT Joinville

Na COT Joinville, alguns procedimentos guiados por ultrassom já são realidade. O uso do modelo de visualização de imagem garante maior precisão na intervenção médica, que passa a ser minimamente invasiva, garantindo ainda uma recuperação mais rápida por parte do paciente.

Nosso médico especialista em coluna Dr. João Ricardo da Rocha Bohrz utiliza o ultrassom em alguns procedimentos. Formado pela UFPel, especialista em clínica médica e ortopedia, membro da SBOT e também, da Sociedade Brasileira de Medicina Regenerativa e Sociedade Brasileira de Medicina Intervencionista em dor, com residência em ortopedia pelo hospital São José de Joinville/SC e especialização em cirurgia da coluna pelo grupo da COT, além, de especialização em tratamento de dor pelo hospital de clínicas de Porto Alegre, procedimentos intervencionistas em dor guiados por ultrasom e ainda, acupuntura.

Aqui na COT Joinville os procedimentos guiados por ultrassom já são realidade, e fazem parte da constante inovação que aplicamos em nossas metodologias, oferecendo sempre o melhor aos nossos pacientes.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Agende sua consulta é simples e fácil