Blog

Dicas, novidades, notícias e muito mais, sobre Ortopedia e Traumatologia.

Ortopedista Infantil: Como saber quando procurar

As crianças  apresentam algumas características ortopédicas distintas, que podem ser próprias da infância e portanto não são doenças , mas que  preocupam os pais como por exemplo, pé chato, andar na ponta dos pés, ter os pés virados para dentro ou para fora e “pernas tortas”  ( joelho em valgo ou varo). Manter a calma e consultar um ortopedista infantil pode ser o ideal. Ele é o profissional mais capacitado para dizer se as queixas relatadas pelos pais são, ou podem vir a ser, problemas futuros ou não.

À medida que as crianças crescem, algumas dessas condições se corrigem sem tratamento. Entretanto, outros problemas ortopédicos podem se tornar ainda mais graves.

Seu ortopedista pediátrico será capaz de avaliar cada caso.

Andar na Ponta dos Pés

Andar na ponta dos pés é uma prática comum quando crianças aprendem a andar, especialmente durante o segundo ano de vida. A caminhada na ponta dos pés, de forma ocasional, não deve ser motivo de preocupação. Mas crianças que andam na ponta dos pés quase todo o tempo e continuam a fazê-lo após 2 anos de vida devem visitar um ortopedista infantil.

Pé chato

 O pé chato nos bebês  é uma condição natural e a formação do arco plantar ocorre com o desenvolvimento. Mas em algumas crianças o arco pode não se formar completamente.  A condição faz parecer que os tornozelos viram para dentro a medida que os pés tocam o chão.

Pé chato geralmente não é considerado um problema ortopédico na infância. Ortopedistas só consideram o tratamento se ele se torna doloroso. Seu Ortopedista Infantil também não deverá recomendar qualquer calçado especial, porque eles não mudam o desenvolvimento do arco plantar.

Pés virados para dentro (ou para fora)

Os bebês podem ter uma tendência natural de apontar os pés para dentro ou para fora  quando começam a ficar de pé e esta condição também deve evoluir com correção espontânea da marcha.  

Ortopedistas pediátricos raramente veem necessidade de tratar pés virados para dentro ou para fora. Sapatos especiais e aparelhos, normalmente usados no passado, nunca provaram sua eficácia. A melhoria dessa condição é natural e lenta. A condição termina por conta própria, quando as crianças crescem e chegam à adolescência e desenvolvem melhor controle muscular e coordenação.

Pernas arqueadas (Joelho Varo)

O arqueamento das pernas (também chamado joelhos em varo) é uma condição normal em bebês   e que corrige-se espontaneamente até um ano de idade. Quando esta condição persiste após dois anos de idade deve-se investigar doença.

 Raquitismo ou doença de Blount devem ser investigadas. Raquitismo é um problema de crescimento ósseo normalmente causado pela falta de vitamina D ou cálcio no corpo. A tíbia vara de Blount é uma doença que acomete a cartilagem de crescimento do joelho.

Perna em X (Joelho Valgo)

A maioria das crianças mostra uma tendência   para joelhos em valgo entre 3 e 6 anos de idade.  O tratamento quase nunca é necessário porque as pernas evoluem com correção espontânea.

Joelho valgo mais pronunciado ou que se apresenta em apenas um lado do corpo, às vezes precisam de tratamento com um ortopedista infantil. Botas ortopédicas, talas, e outros dispositivos ortopédicos não são mais usados. Em casos raros em que as crianças têm sintomas como dor ou dificuldade para correr a cirurgia pode ser considerada após os 10 anos de idade.

Quem é o Ortopedista Infantil?

O ortopedista pediátrico ou infantil é o médico mais experiente para avaliar e tratar problemas músculo-esqueléticos em recém-nascidos, crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento.

As crianças não são adultos pequenos. Eles nem sempre podem dizer o que os está incomodando, ou responder a perguntas médicas durante um exame médico. Ortopedistas pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças de forma a ajudá-los a se sentirem relaxados e cooperativos. Têm também experiência em se comunicar com familiares ansiosos.

A COT Joinville, possui doutores especialistas em Ortopedia Infantil que estão aptos para melhor atender os pacientes… Para mais informações, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Agende sua consulta é simples e fácil