Conheça os exercícios para fortalecer a coluna e melhorar a postura

coluna

Quem nunca sofreu com dores nas costas? Provavelmente, todos nós: seja por causa do excesso de trabalho, da má postura ou carregando peso em excesso.

Equilíbrio é a palavra-chave para prevenir estas dores. Ficar muito tempo em pé pode provocar problemas circulatórios, dores na região lombar, alterações na postura, artrose, etc. Mas muito tempo sentado também é prejudicial, podendo elevar os riscos, por exemplo, de desenvolver doenças nos rins, diabetes ou obesidade.

A boa notícia é que alguns hábitos simples incorporados ao nosso dia a dia ajudam a fortalecer a região da coluna e, assim, prevenir as dores nas costas.

  1. Alongue-se.

    Faça isso sempre que puder. Antes de dormir, ao acordar, quando realiza as pausas no trabalho - especialmente se você fica muito tempo sentado. O alongamento ajuda na melhora da postura, na circulação sanguínea e na eliminação das dores musculares. Confira aqui sugestões de alongamentos para fazer em casa ou no escritório
  2. Faça um aquecimento correto.

    Essa dica vale para todos os exercícios ou práticas esportivas. Antes de começar qualquer atividade, dê tempo ao seu corpo para habituar-se ao que virá. Por isso, faça um aquecimento correto e com bastante calma. Realize movimentos com a coluna, quadril e use os músculos lombares e abdominais.
  3. Exercite a sua coluna.

    Agora sim, depois do alongamento e do aquecimento é a hora do exercício. Existem alguns específicos para fortalecer os músculos da região lombar. Apesar de não alterarem muito a estética, são fundamentais para a prevenção das dores e lesões.
  4. Não esqueça o abdômen.

    O abdômen é um dos maiores protetores de nossa coluna. Por isso, sempre que possível, faça abdominais e contraia os músculos da região ao realizar qualquer atividade física. Mas cuidado, o clássico abdominal não é a melhor opção para a sua coluna, ao contrário, em excesso, pode levar a uma hérnia de disco. Nesse vídeo, aprenda a melhor opção para realizar o exercício abdominal com segurança e eficiência.
  5. Cuide sempre de sua postura.

    É uma das dicas mais difíceis de seguir. Mas o hábito de policiar-se constantemente para manter uma postura correta garante resultados impressionantes ao final de alguns meses. Avalie se você está mantendo a postura correta em cada situação do dia a dia.

 

 

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