Saiba o que é o "pulso aberto"

"Pulso aberto" é uma expressão bastante popular usada para definir uma série de lesões ou tendinite. Em geral, a dor aparece quando pegamos um objetivo pesado ou realizamos um grande esforço e/ou trauma com a mão.

            A dor costuma diminuir consideravelmente ou até desaparecer após um período de descanso. Em situações mais graves, o desconforto prossegue por semanas. Neste caso, fique atento e procure um especialista da COT Joinville para um diagnóstico detalhado e tratamento.

O que é 

            Apesar do nome comumente usado, não se trata de "pulso aberto" a expressão correta é punho, região anatômica compreendida entre a mão e o antebraço e não está, ou fica, "aberto". O punho aberto abrange todas as lesões nos ligamentos, problemas nas articulações ou traumas na região do braço. Pode também incluir uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

            A LER surge em trabalhadores que realizam trabalhos repetitivos, como em linhas de montagem em fábricas ou devido ao uso contínuo de computador no escritório.

            O punho aberto também pode ser causado pela síndrome do túnel do carpo. Esta síndrome atinge o nervo mediano quando este passa pelo canal localizado no punho chamado de túnel do carpo. Quando o nervo é comprimido ocorre a dor.

            A síndrome é mais comum em mulheres entre 30 e 60 anos e pode ocorrer nos dois punhos, simultaneamente, em 60% dos casos.

Conheça os sintomas

            Os principais sintomas do punho aberto são:

  • Dor suportável mas constante no punho.
  • A dor fica mais intensa ao realizar movimentos ou esforços.
  • Região do punho fica muito sensível.
  • Há redução da força na mão.
  • Existe o aparecimento de inchaço e edema no punho.
  • Diminuição da sensibilidade e formigamento dos dedos

Diagnóstico e tratamento

            É necessário um exame físico para avaliar o nível de sensibilidade e se existem lesões em tendões e nervos. Um exame de imagem (ultrassom ou ressonância) apoia o diagnóstico do médico para analisar possíveis lesões e indicar o melhor tratamento.

            O primeiro passo para tratar o punho aberto é reduzir a inflamação e aliviar a dor. Na maior parte dos casos, os médicos recomendam imobilizadores para impedir que a articulação se movimente, garantindo o repouso necessário para a recuperação. Confira neste vídeo alguns modelos e usos de munhequeiras. Apenas em alguns casos é necessário um procedimento cirúrgico. 

Comentários

Carregando... Por Favor Aguarde.