Evite a dor nas costas melhorando a postura no trabalho

Dor nas costas é uma reclamação de grande parcela da população e pode estar associada à diversas causas, mas a principal vilã desse desconforto é simples: a má postura adotada em diversos momentos do nosso dia.

Hábitos como carregar mochila, sentar e usar o computador podem ser determinantes para o aparecimento de dores. E o ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte do tempo, é cheio de “armadilhas”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de todos os trabalhadores catarinenses com mais de 18 anos 16,3% sofrem com problemas crônicos na coluna. Já o ranking de auxílios-doença concedidos pelo INSS, aponta que a dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias.

 

Para melhorar o conforto, evitar e reduzir os incômodos, a melhor dica é corrigir a postura e fazer exercícios físicos.

 

Corrija a postura no dia a dia

Sentado

Procure sempre sentar com a coluna reta, quadril no fundo da cadeira e pés apoiados no chão. Observe a altura dos braços e cotovelos para que fiquem alinhados ao natural, e não altos demais.

Mesa e cadeira

Os apoios dos braços devem ficar na mesma altura que a mesa, ou a mesa ter profundidade para apoiar os braços sobre ela.

Inércia

Não fique tempo demais sentado ou em pé. Levante para ir ao banheiro, pegar água, falar com um colega do outro lado da sala.

Alinhamento

Evite posições forçadas, tortas ou "atiradas” na cadeira, que deixam a coluna flexionada.

Exercícios 

É importante fortalecer as costas e o abdômen, procure ter uma rotina de exercícios com atenção especial para estas áreas. Uma vida ativa também auxilia no controle do peso, uma necessidade, já que a obesidade altera a postura, compromete coluna e pescoço e pode ser ponto de partida para as dores.

Em caso de dores agudas ou persistentes é importante procurar um médico especialista, que poderá recomendar o melhor tratamento. 

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